O que é Marketing Digital?

Muito se houve falar hoje em dia sobre Marketing Digital, mas você sabe realmente o que é e qual a sua finalidade?

O marketing digital é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de facilitar o processo de vendas e de reconhecimento de uma marca pela internet.

Existe uma infinidade de estratégias e ferramentas na área do marketing, que vem aumentando cada vez mais por conta da evolução dos meios digitais e do aumento de pessoas online.

Este texto é um pequeno resumo do que é Marketing Digital, e como ele se aplica ao seu negócio.

Primeiramente, existem alguns conceitos básicos que você precisa entender:

  • Persona: Uma persona é um retrato semi fictício da pessoa que seria o consumidor ideal do seu negócio. Ou seja, é a idealização de um personagem que, através de todas suas características, hábitos e estilo de vida, compraria seu produto ou serviço. Ela consiste na individualização do cliente, e permite criar estratégias específicas. Apesar de ser parecido, persona não é o mesmo que público-alvo, sendo que esse último consiste em agrupar os possíveis clientes em grupos com base em seus hábitos e informações.
  • Lead: Leads são oportunidades de negócio. Ou seja, são os contatos que, através da sua estratégia de marketing digital, chegaram até você.
  • Funil de vendas: Também conhecido como jornada do consumidor, ele diz respeito ao caminho do consumidor desde o momento que conhece sua marca ou produto até a realização da compra. É muito importante para a definição da estratégia e também para a localização de erros no processo.
  • Landing page: As landing pages são páginas totalmente focadas em conversão e captura de leads. Elas pode direcionar diretamente para um contato ou para uma venda, de acordo com a estratégia.
  • SEO: Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas, é um conjunto de ações focadas em melhorar seu rankeamento orgânico. É o modo de otimizar seus anúncios para atrair o máximo possível de cliques e visualização pelos mecanismos de busca.

O Marketing digital oferece diversas vantagens, dentre elas podemos citar:

  • Fortalecimento de marca, uma vez que você aparece para o seu público;
  • Interatividade, uma vez que o conteúdo gera engajamento e melhora a experiência do cliente como um todo
  • Análise e mensuração de resultados, já que não adianta somente investir, mas sim investir e analisar os resultados obtidos, de modo a aprimorar as campanhas e calcular os custos e retornos.
  • Aumento de vendas, que é a principal vantagem e objetivo final de toda propaganda. Você fortalece sua marca, faz ela ser lembrada, interage com seu público, analisa tudo isso para melhorar suas ações, e no final consegue vender mais, melhorando os rendimentos da empresa.

E o último ponto a ser analisado sobre o marketing digital são as estratégias do mesmo. Este é o ponto mais versátil, que mais sofre atualizações, visto que o mundo digital evolui a todo momento. Além disso, em um ambiente dinâmico como o digital, as estratégias se misturam e acabam sendo trabalhadas de modo conjunto. Dentre as principais estratégias, podemos citar:

  • Redes Sociais: Impossível pensar em digital e não pensar em redes sociais. Elas são ótimas aliadas na formação de opinião, divulgação e alcance ao público de modo orgânico.
  • Trafego Pago: Consiste em investir um valor para atrair o público através das redes sociais, mecanismos de buscas e também dentro das próprias plataformas de vendas e marketplaces.
  • Marketing de conteúdo: Consiste em gerar conteúdo que atraia seu público alvo, como este texto por exemplo. Ele busca atrair clientes pelo conhecimento de uma informação de valor.
  • E-mail Marketing: Muito assertivo e ideal para estratégias onde já se tem os dados do cliente e se busca mostrar um serviço, produto ou oferta.

Como citado, o marketing digital abrange diversos conceitos, estratégias e possui diversas vantagens, mas o mais importante é saber como utilizá-lo para chegar aos seus objetivos.

Quer desenvolver uma estratégia digital completa e atingir seu público, levando a um fortalecimento de marca e aumento de vendas? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em projetar a melhor estratégia para atingir seus objetivos.

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